
A Academia de Futsal da Cohaemato, instalada no pavilhão da cohaemato desde 2004, conta actualmente com cerca de 50 atletas inscritos com idades compreendidas entre os 4 e 14 anos, sobre a coordenação de Prof. Paulo Barbosa, a Academia mantém em actividade de Terça a Domingo 3 grupos de atletas.

Desde o seu inicio a Academia de Futsal teve como objectivo a formação de atletas para fornecer os escalões de “competição do clube”, tendo já sido responsável pelo sucesso principalmente do Escalão de Escolas, com títulos Distritais em 2007-08 e 2008-09.
Para nos falar um pouco mais desta Academia, Prof. Paulo Barbosa:

Há pouco mais de 5 anos atrás decidi lançar um projecto inovador (na altura), coerente, rigoroso e ambicioso. Apresentei-o ao presidente e disse-lhe que o projecto teria várias vertentes positivas para o clube, nomeadamente:
- o clube passaria a contar com atletas a partir dos 4 anos de idade, o que lhes permitiria um período de 4 a 5 anos de pré-formação até chegarem à competição;
- o nome do clube chegaria a todas as escolas do concelho de Matosinhos, graças à publicidade efectuada ano após ano, com vista ao recrutamento de novos atletas;
- o enriquecimento em termos de formação de base seria brutal, não só pelas condições que o projecto criaria, mas também pela capacidade da massa humana ligada ao projecto;
- o projecto seria única e exclusivamente direccionado para a formação, mas a sua qualidade seria inegável e traria, por consequência, resultados visíveis, que elevariam o nome do clube;
- iríamos passar a ser um clube reconhecidamente apostado na formação.
Recordo igualmente ter dito na apresentação do projecto “daqui a 5 anos já teremos colhido frutos” e nessa altura avaliaremos o êxito do mesmo.
Hoje é para mim motivo de orgulho verificar que, 5 anos volvidos desde a criação da nossa Academia de Futsal, contabilizamos 3 presenças consecutivas na fase final do campeonato de Escolas e 2 campeonatos de Escolas conquistados. O êxito é incontestável e enche-me de orgulho.
A nossa Academia tem como principal objectivo proporcionar aos seus atletas hábitos de prática desportiva que são fundamentais nestas idades. Está na hora de entendermos que o maior investimento que podemos fazer pelos nossos filhos, no que a saúde diz respeito, é pô-los a praticar desporto. E não um desporto qualquer. Deve ser um desporto que eles gostem de praticar, que lhes dê prazer e acima de tudo deve ser uma modalidade desportiva completa, em todas as suas vertentes e áreas de trabalho.
Nesse contexto a nossa Academia consiste na aproximação e interligação das crianças da freguesia de Leça da Palmeira e das freguesias que a rodeiam com o Grupo Desportivo e Cultural da Cohaemato, para que exista uma orientação e respectivo acompanhamento na obtenção de uma formação adequada, no que diz respeito ao futsal. Incide, por outro lado, na ocupação, de forma saudável, dos tempos extra-escolares.
Neste projecto procuramos que os atletas dominem as bases técnico-tácticas do futsal.
Estamos cientes que muitos talentos serão formados e/ou desvendados, neste projecto, originando posteriormente uma trilogia: Comunidade - Escola – Clube. Esta vertente está vocacionada para os mais novos. É nestes grupos etários que se torna fundamental a introdução de métodos de ensino capazes de uma iniciação prática correcta em determinada modalidade desportiva.
A fase dos 4-14 anos caracteriza-se por um salto brusco no crescimento. Ao mesmo tempo diminuem as desproporções entre o tronco e os membros, o que leva a criança a apresentar um aspecto morfológico mais equilibrado.
Verifica-se um maior desenvolvimento dos grandes músculos em relação aos pequenos músculos, pelo facto de a criança ter um maior à vontade da realização de movimentos de grande amplitude. A sua musculatura é ainda débil, sobretudo a musculatura dorsal e abdominal, o que condiciona o porte e as atitudes posturais da criança.
A ausência de movimentos compromete o desenvolvimento dos ossos, quer em comprimento, quer em espessura, quer ainda na sua textura.
Nesta idade em que o esqueleto está numa fase de desenvolvimento, a consistência cartilaginosa que os ossos apresentam nas zonas de crescimento, confere ao esqueleto uma plasticidade que, junta à fraca tonicidade dos músculos, favorecem as mal formações que poderão, mais tarde, converter-se em verdadeiras deformações ósseas.
O crescimento dos ossos é favorecido pela acção excitadora das tracções musculares nas zonas em que o músculo a eles se liga, ou seja, através do movimento. Sem ele, todo o processo de desenvolvimento do esqueleto está comprometido.
A grande amplitude articular e a fraca incidência das massas musculares que se verificam nestas idades, conferem à criança uma mobilidade e flexibilidade notáveis. Nas crianças desta idade, os pulmões apresentam pouco volume e o coração cresce mais depressa. Fatigam-se rapidamente, necessitando por isso, de períodos frequentes de repouso.
Apesar disso, não se apercebem dessa fadiga quando entregues a actividades físicas que lhes despertem grande interesse. Assim, é necessário a orientação de um professor, para controlar o esforço que as crianças despendem nas suas actividades físicas mais activas, fazendo-as intercalar com outras menos activas.
Nesta fase, as crianças gostam de actividades de coordenação dinâmica geral (saltar, trepar, lutar, etc), mas apesar disso a coordenação óculo-manual é ainda deficiente.
Uma criança que não domine o seu esquema corporal, que não domine a sua lateralidade, que tem dificuldades em se orientar no seu espaço e no espaço que a rodeia não se sentirá segura e confiante nas outras aprendizagens.
Nestas idades, a criança gosta de estar em movimento constante, só pelo prazer que lhe advém do próprio crescimento. A criança não se aborrece de repetir o jogo que realizou com sucesso, interessa-se pelos jogos em que há muita repetição, como na personificação das “coisas”. Gostam de actividades que apelam para a fantasia, imaginação e dramatização.
São possessivos e egoístas o que, aliado ao desejo de fazerem “coisas”, leva-os a não se importarem com as oportunidades de que os outros possam também desfrutar.
As crianças necessitam da afeição do adulto, considerando os professores pessoas maravilhosas em que depositam grande confiança.
Resumidamente, pode-se atribuir às crianças dos 4-14 anos as seguintes características:
Ä Predominância no desenvolvimento dos grandes músculos;
Ä Fraca consistência esquelética, com ossos em processo de ossificação adquirindo facilmente posturas incorrectas;
Ä Força muscular deficiente;
Ä Fatigam-se rapidamente sem que se apercebam, quando entregues a actividades que lhes despertem interesse;
Ä Prazer em actividades que envolvam todo o corpo;
Ä Fraca coordenação óculo-manual;
Ä Insaciáveis no movimento;
Ä Prazer em correr, sobretudo em jogos de perseguição;
Ä Entrega total ao jogo não se importando com a repetição;
Ä Capacidade de imaginação fértil;
Ä Gosto pela personificação de animais e figuras sobrenaturais;
Ä Atenção pouco durável;
Ä Necessidade de jogos com regras simples;
Ä Fraco espírito de cooperação.

0 comentários:
Enviar um comentário